sábado, 16 de janeiro de 2016

Asperger:o que é


A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética que interfere, sobretudo, com a capacidade de interação social da pessoa. Uma pessoa com Síndrome de Asperger tem dificuldades a interagir com outras pessoas e, por vezes, chega mesmo a comportar-se de forma estranha quando acompanhada por outras pessoas. Têm dificuldade a iniciar e a manter uma conversa e por isso torna-se difícil sociabilizar e fazer amigos.

Para além da dificuldade a iniciar conversas, existe ainda outro ponto a dificultar a sociabilização de quem tem Síndrome de Asperger: encontrar a temática. Uma criança que padeça deste síndrome pode desenvolver um interesse quase obsessivo por um determinado tema, o que dificulta a comunicação com os outros.

Principais características:
- Alterações ao nível das competências sociais
- Intencionalidade comunicativa desadequada
 - Dificuldade na Autorregulação socio emocional
- Alteração ao nível da reciprocidade social
- Interesses limitados
 - Tendência para se isolar
- Comportamentos rotineiros
- Rigidez de pensamento
 - Peculiaridade do discurso e da linguagem
- Perturbação na comunicação não verbal
 - Descoordenação motora

É também comum nesta doença que existam práticas e rituais muito vincados, ou seja, um indivíduo com Síndrome de Asperger pode desenvolver métodos e rotinas das quais não se conseguirá separar. Um exemplo disso é o vestir: a ordem em que veste as peças de roupa é fixa e não pode ser mudada.

No entanto, esta doença em nada afecta a capacidade cognitiva da criança. Muitas crianças com Síndrome de Asperger são excepcionalmente inteligentes e demonstram grandes talentos em qualquer área (desde as artes, à musica ou à matemática).

 O diagnóstico desta doença foca-se em dois pontos: os défices de comunicação e a presença de um padrão repetitivo e restritivo de atividades, interesses e comportamentos. Apesar de ser uma disfunção que tem origem numa determinada parte do cérebro, o diagnóstico é feito apenas com base num conjunto de critérios comportamentais.



Para mais informações sobre esta doença visite o site da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

Nenhum comentário:

Postar um comentário