Aproveitamos todas as oportunidades para trabalhar a motricidade fina. O Gonçalo já é um adolescente, mas ainda tem algumas dificuldades a nível da motricidade fina que se revelam nas várias atividades da sua vida diária e que prejudicam a sua autonomia. Hoje depois de plastificarmos os cartões identificativos de mestre hortelão tivémos de lhes pôr um fio. Foi essa atarefa do Gonçalo. Enfiar o fio no buraquinho e dar o nó para depois podermos prender ao pescoço. Parece fácil, mas não é. Precisou de alguma ajuda e modelagem dos gestos. Acreditamos que dentro de algum tempo o fará sozinho.
Já agora e para que percebam melhor o que é a motricidade fina deixo-vos este pequeno texto deste sítio
"A motricidade fina refere-se aos movimentos precisos das mãos e dos dedos. Evidencia a velocidade de reprogramação de ações, à medida que as informações tátil-perceptivas se ajustam às informações visuais e cinestésicas.
As informações visuais participam como mobilizadoras iniciais dos programas de ação e na falta da visão evidencia-se o tato. Daí sua contribuição como função de detecção de limites, contornos, formas, com funções de estabilização de posições e direções, a fim de proporcionar a coordenação dos dados captados visualmente, com os dados captados manualmente.
Só possuir uma coordenação fina não é suficiente. É necessário que haja também um controle ocular, isto é, a visão acompanhando os gestos da mão. Chamamos isto de coordenação óculo-manual ou visomotora. Por exemplo, na escrita. O desenvolvimento da escrita depende de diversos fatores:
• Maturação geral do sistema nervoso;
• Desenvolvimento psicomotor geral;
• Coordenação global do ato de sentar;
• Desenvolvimento da motricidade fina dos dedos da mão;
• Dissociação e controle dos movimentos;
• Controle da pressão gráfica exercida sobre o lápis e o papel, para alcançar maior destreza e consequentemente maior velocidade no movimento.
Desta forma, a escrita implica, em uma aquisição de destreza manual organizada a partir de certos movimentos, a fim de reproduzir um modelo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário