A TV Brasil Central (TBC), afiliada da TV Cultura em Goiás, exibiu a série “Autismo – Um Mundo Singular”. São seis episódios que vão mostrar os sinais de alerta do transtorno, tratamento em Goiânia, inclusão escolar, mercado de trabalho, legislação e dicas de filme e sites para pais e cuidadores. O objetivo é disseminar o máximo de informações para contribuir com diagnósticos cada vez mais precoces e com o fim do preconceito.
Atualmente, a ocorrência do autismo em crianças é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e aids juntos. As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil. Uma pesquisa recente realizada com pais nos Estados Unidos indicou que uma em cada 45 pessoas – de 3 a 17 anos – teria a síndrome, mais conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número oficial, porém, continua sendo o de outro levantamento, também norte-americano: 1 a cada 68.
O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O diagnóstico é clínico, feito por meio de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade: as crianças não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama; a partir dos 12 meses, elas também não apontam com o dedinho; demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder e sorrir, podem não demonstrar muita reação.
Veja os outros vídeos no youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário