sábado, 9 de abril de 2016

TEDxPorto a inspiração que mudou a vida de Joe Santos


Foto: Rui Farinha www.rui-farinha.pt

Quando sabes que vais falar no TEDx, sentes respeito. Especialmente se a mensagem que queres transmitir é o conjunto dos eventos mais significativos da tua vida. E ainda mais se sabes que essa mensagem pode ajudar muitos pais desorientados com crianças com Autismo e outros desafios.

Foto: Andre Henriques www.ahphoto.pt

O que eu não percebi até depois do evento… é que a palestra foi uma mensagem poderosa de Amor (em maiúsculas), que permitiu a centenas de pessoas refletir sobre a sua vida. Inicialmente, percebi isto depois de ver a minha palestra uma dúzia de vezes e sentir arrepios durante o meu próprio discurso e, sobretudo, quando a audiência aplaude. Segundo, tornou-se ainda mais óbvio quando comecei a receber diariamente mensagens de agradecimento e felicitação no Facebook… eram testemunhos vivos, reflexões vivas, um espelho dos sentimentos REAIS!

Foto: Andre Henriques www.ahphoto.pt

Quanto recebes uma ovação em pé durante um minuto num TEDx cheio de centenas de pessoas e começas a receber mensagens privadas no Facebook, a maioria delas expressando o quanto a mensagem significou para elas…e tu simplesmente ADORASTE o processo de criação do discurso e a sua partilha em palco…tens que te sentar e pensar seriamente no que devias fazer com a tua vida!

Foto: Andre Henriques www.ahphoto.pt

E isto leva a uma pergunta: E se? E se eu deixasse de depender realmente do sistema que aprendi que era “a forma de ser bem sucedido na vida”? E se eu tivesse um pouco de fé naquilo que o meu coração quer? E se parasse de me focar em “ter” e passasse a focar-me em “dar”? E se eu me focasse em espalhar Amor!?
Porque tornou-se óbvio para mim, logo depois do TEDx…que o Amor é bem mais importante que o dinheiro. Mesmo. Imagine isto:
O Amor é tão verdadeiro como o dinheiro. Ambos existem, mas eu decidi fazer mais Amor do que dinheiro, porque me faz (sentir) mais rico. E a vida faz mais sentido para mim desta forma. Eu explico:
Mesmo que só 3% do dinheiro do mundo seja impresso em papel (notas) e metal (moedas) e 97% sejam dígitos em computadores, podemos concordar que o Dinheiro existe.
E o Amor é um sentimento, uma sensação, um desejo se quiser, mas podemos acreditar que o Amor também existe.
Contudo… o TEDxPorto mostrou-me claramente que o Amor pode ser partilhado e facilmente multiplicado, muito mais facilmente e muito mais rapidamente que o dinheiro. Isso aconteceu com a minha mensagem…e acontece todos os dias quando as pessoas partilham ideias poderosas. Quando alguma coisa é “a coisa certa”, todos concordam que é “a coisa certa” (isto geralmente não acontece com o dinheiro).
Aqui está esta minha teoria Dinheiro vs. Amor, explicada:


Já passou um ano desde a minha palestra no TEDxPorto e tenho vindo a surfar uma onda completamente nova.
Para além dos amigos que fiz na equipa TEDx, oradores e pessoas da audiência que se “ligaram” a mim depois do primeiro sorriso, aperto de mão ou abraço (e das coisas incríveis que temos construído juntos),

Foto: Sara Correia www.saracorreiaphotography.com

agora estou (entre outras coisas):
-a dar conferências gratuitas sobre Autismo com a minha mulher a quase 2.000 pessoas por mês
-a desenhar soluções que ajudem famílias e educadores com Autismo em Portugal a ultrapassarem as suas dificuldades
-a aprender e crescer juntamente com empreendedores sociais
-a almoçar com a minha mulher quase todos os dias (úteis)
-a gozar do tempo que passo em casa com os 3 filhos maravilhosos que temos
-a ensinar inglês na escola da minha filha
-a fazer literalmente dúzias de amigos por mês
…e todos os dias trabalho com os seres humanos mais incríveis (todo o Staff e Voluntários da Vencer Autismo) enquanto construímos um projeto para ajudar crianças com Autismo a ultrapassarem os seus desafios e a seguirem em frente em direção a uma vida autónoma e feliz (para mais informações visite a nossa página no facebook).


Foto: Sara Correia www.saracorreiaphotography.com

Muitas destas coisas maravilhosas estavam demasiado longe de mim antes do TEDxPorto me ajudar a ver isso.
Partilhar Amor é o melhor multiplicador de Amor: internamente, externamente, exponencialmente.
Aproveitem a minha palestra no TEDx, sim, aquela que mudou a minha vida, aquela que também pode mudar a vossa vida ;-)
Todo o amor,


Joe Santos dedica a sua vida à causa do Autismo e apoia Projectos Sociais movido pelo amor e pelas mudanças positivas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário