segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como Parar a Ecolalia em Crianças com Autismo

A ecolalia é a repetição de certas palavras ou frases faladas por outra pessoa, imediatamente ou mais tarde. Muitas vezes, é descrita como uma imitação parecida com a de um papagaio. Por exemplo, quando perguntam: "Você quer suco?", uma criança com ecolalia pode responder "Quer suco?". O processo é, até certo ponto, considerado parte normal da aquisição de linguagem em crianças muito pequenas. No entanto, as autistas podem utilizá-lo mais, e as pessoas com autismo podem empregá-lo durante a adolescência e a vida adulta.


Método 1 de 3: Ensinando roteiros



1
Saiba o propósito dos roteiros. Os autistas podem confiar neles para facilitar a comunicação. Muitas crianças com essa condição repetem palavras e frases como uma maneira de dizer: "Ouvi o que você disse e estou pensando na resposta".
Tente permanecer calmo e paciente ao interagir com a criança. Se você pensar no fato de que a ecolalia tem um propósito comunicativo e não é apenas uma maneira de frustrar as pessoas, pode conseguir vê-la do ponto de vista da criança.


2
Ensine o roteiro "Eu não sei". As crianças autistas devem ser incentivadas a responder “Eu não sei" para as perguntas cujas respostas não sabem. Há evidências que sugerem que treinar uma criança para dar essa resposta quando apropriado ajuda no aprendizado e no uso correto dessa nova frase.
Tente perguntar uma série de coisas cuja resposta você saiba que a criança não conhece. Por exemplo, pergunte: "Onde estão seus amigos?" e responda dizendo: "Eu não sei". Em seguida, "Qual a capital da China?", seguido por: "Eu não sei". Você pode anotar várias perguntas antes e praticar esse roteiro várias vezes.
Outra maneira de ensinar o "Eu não sei" é chamando outra pessoa para responder às perguntas com essa frase.


3
Induza a criança a dar a resposta correta. As crianças podem usar a ecolalia quando não sabem como responder ou como transformar seus pensamentos em palavras apropriadas. Fornecer um roteiro ajuda-as a saber o que dizer.
Por exemplo, pergunte: "Qual o seu nome?" e dê a resposta correta (o nome da criança). Repita até que ela tenha aprendido o roteiro certo e faça o mesmo com todas as perguntas que tenham sempre a mesma resposta. "De que cor é a sua casa?" seguido por: "Marrom" e "Qual o nome do seu cachorro?", seguido por: "Rex". É importante que você forneça as respostas toda vez para ensinar o roteiro até que a criança comece a fazer sozinha.
Essa abordagem só funciona para perguntas que sempre tenham a mesma resposta. Por exemplo, não daria certo com "Qual a cor da sua camiseta?", porque a cor vai mudar a cada dia.


4
Ensine vários roteiros a seu filho. Dessa maneira, ele poderá comunicar coisas básicas com sucesso, mesmo quando estiver se sentindo sobrecarregado.
Esse processo gradual pode fornecer à criança as ferramentas para adquirir confiança, vocabulário, comunicação e interação adequada.


5
Ensine roteiros que se concentrem nas necessidades. Se uma criança autista não consegue comunicar suas necessidades, ela pode se tornar frustrada ou estressada e ter uma crise nervosa. Os roteiros ajudarão a criança a dizer a você do que precisa, permitindo que o problema seja corrigido antes que ela seja levada ao extremo e comece a gritar ou chorar. Exemplos de roteiros incluem:
Preciso de um tempo.
Estou com fome.
Está muito alto.
Pare, por favor.


Método 2 de 3: Usando a técnica de modelo



1
Use as palavras exatas que quer que a criança utilize. O modelo deve incluir as palavras e frases exatas que a criança possa entender, aprender e reproduzir. Ele as ajuda a compreender como colocar em frases aquilo que se quer dizer.
Por exemplo, você já sabe que a criança não gosta de brincar com um certo brinquedo, mas para ensiná-la a expressar isso verbalmente, você pode oferecer o objeto e usar frases ou palavras como: "Não, obrigado" ou: "Eu não quero".
Quando a criança usar a frase desejada, dê a ela o resultado esperado. Por exemplo, se a criança disser: "Eu quero mais, por favor", dê mais a ela.
Se você repetir a frase várias vezes e a criança não responder, faça a ação desejada. A criança começará a associar a frase com a ação. Em seguida, tente novamente mais tarde. Com o tempo, a criança começará a usar a frase.


2
Deixe algo não dito nas suas frases e aponte para a resposta. Se pretende dar a seu filho um lanche ou se for hora dele tomar leite, você pode modelar dizendo: "Quero tomar ____ (aponte para o leite e diga "leite"). Ou diga: "Gostaria de ____" (aponte para o lanche e diga "lanchar"). Com o tempo, a criança preencherá o silêncio sozinha.

3
Faça declarações a seu filho, em vez de perguntar. É melhor evitar questões como: "Você quer?" ou "Quer ajuda?", pois ele repetirá as perguntas. Em vez disso, diga o que ele deve dizer.
Por exemplo, se você o vir tentando alcançar algo, em vez de perguntar "Quer que eu te ajude?", tente dizer: "Me ajude a alcançar meu brinquedo, por favor" ou "Me levante para que eu possa alcançar meu livro". Encoraje-o a repetir a frase. Em seguida, a criança repetindo ou não, ajude-a.


4
Evite dizer o nome da criança no final das frases. Ela começará a repeti-lo, o que não fará sentido. Ao dizer "Oi" ou "Boa noite", diga apenas a frase, sem o nome da criança depois. Ou, você pode dizer o nome dela primeiro e então pausar e dizer o que pretende depois.
Quando precisar elogiar a criança por algo que ela fez bem, em vez de usar o nome dela, utilize apenas a frase ou palavra de elogio. Em vez de: "Muito bem, Alex!", diga apenas: "Muito bem!" ou demonstre com ações como um beijo, um tapinha nas costas ou um abraço.


5
Mantenha o aprendizado divertido e leve. Escolha um momento em que vocês estejam relaxados e esteja disposto a tornar a situação boba ou a transformá-la em um jogo para ajudar a criança a ficar ansiosa pela lição, além de dar a vocês dois uma oportunidade de se conectarem e se divertirem.
O ensino não deve ser doloroso nem envolver uma batalha de egos. Se um de vocês ou ambos estiverem ficando muito frustrados, parem e tentem novamente depois. Anúncio


Método 3 de 3: Entendendo os propósitos comunicativos da ecolalia



1
Aprenda sobre os propósitos da ecolalia no autismo. Ela tem muitos usos como forma de comunicação, e as crianças autistas podem usá-la se:
Não souberem o significado de palavras individuais ou o propósito ou o uso das perguntas. Nesses casos, as crianças usarão frases que ouviram para se comunicar. Por exemplo, dizer: "Você quer um biscoito?" em vez de: "Posso pegar um biscoito?" porque, no passado, quando um adulto fez a primeira pergunta, um biscoito se materializou.
Elas estiverem estressadas. A ecolalia é mais fácil do que a fala espontânea, e portanto mais simples de usar durante o estresse. Por exemplo, um autista em uma sala cheia de gente pode sofrer para processar todo o ruído e o movimento ao redor dele, por isso formar frases completas pode ser demais.
Elas estiverem se sentindo da mesma maneira que se sentiram em outro momento no qual a frase foi usada. A ecolalia pode transmitir sentimentos. Por exemplo, a criança pode dizer: "A piscina está fechada hoje" para expressar todo tipo de frustração porque houve uma vez em que a piscina estava fechada e ela ficou decepcionada.
Elas precisarem de tempo para pensar. Por exemplo, quando perguntam o que ela deseja jantar, uma pessoa autista pode perguntar a si mesma: "O que desejo jantar?" para demonstrar que ouviu e ganhar um tempo para pensar.
Elas estiverem tentando se conectar. A ecolalia pode ser usada como um jogo ou uma piada.


2
Lembre-se de que a ecolalia atrasada pode ser utilizada fora da interação social, o que pode ajudar as pessoas autistas de diversas maneiras:
Lembrar-se de coisas. As crianças autistas podem ter problemas para se lembrar de uma série de passos e podem repetir a sequência para si mesmas enquanto trabalham, o que as ajuda a recordar e garante a elas que estão fazendo tudo corretamente. Por exemplo: "Pegue um copo. Despeje o suco com cuidado, não rápido demais. Coloque a tampa de novo. Bom trabalho".
Acalmar-se. Repetir uma frase calmante pode ajudar as crianças autistas a controlar suas emoções e a relaxar.
Estereotipia ou autoestimulação. A estereotipia vocal pode ajudar em vários aspectos: na concentração, no autocontrole e na melhoria do humor. Se a criança estiver perturbando os outros, você pode pedir a ela para abaixar o volume, mas geralmente é melhor deixá-la.


3
Preste atenção a quando o seu filho usa a ecolalia para ajudar você a descobrir seu propósito.
Uma criança que usa a ecolalia antes de uma crise nervosa a está usando por causa de estresse severo ou de sobrecarga sensorial.
Uma criança que repete sua pergunta (ex.: "Você quer um biscoito?" para expressar que quer um biscoito) pode não entender o significado ou o propósito de uma pergunta.
Uma criança que repete frases para si mesma em uma voz cantante provavelmente a está usando para se concentrar ou para se divertir.


4
Lide com as frustrações da sua parte. Às vezes, pode ser uma experiência frustrante ter o final de todas as suas frases e perguntas repetido. Lembre-se de que a criança está tentando se comunicar ao fazê-lo, só que ela ainda não tem as mesmas capacidades linguísticas que você.
Respire fundo. Se precisar, vá para outro cômodo por um tempo, caso esteja muito frustrado, e respire fundo para se acalmar.
Lembre-se de que a criança provavelmente está frustrada também, pois ela certamente não está tendo crises por diversão.
Cuide de si mesmo. Às vezes, ser pai ou mãe pode ser cansativo, e não há nada de errado em admitir isso. Tome um banho, pratique ioga, passe um tempo com outros adultos e considere entrar em um grupo comunitário para pais ou cuidadores de crianças com autismo e outras deficiências.


5
Mantenha-se paciente e dê um tempo a seu filho. Quando as crianças autistas não se sentem pressionadas para responder imediatamente, elas podem se sentir mais relaxadas e usar a linguagem melhor. Seja paciente e deixe claro que está feliz por ouvir o que ele tem para dizer, não importa quanto tempo leve para ele conseguir.
Faça pausas na conversa para que seu filho possa pensar. Formar uma resposta coerente pode exigir bastante energia cognitiva dele. Anúncio


Dicas

Consulte um especialista em fala autista para obter mais assistência e apoio.
Para entender melhor a ecolalia, tente ler textos de adultos autistas que a usam ou usaram.
Informe-se sobre Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) para ajudar se as habilidades de comunicação do seu filho forem bastante limitadas. Os Sistemas de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (PECS), a linguagem de sinais e a digitação podem servir como maneiras de ajudar seu filho a se comunicar se ele tiver problemas com a fala. Anúncio

Avisos
Ajudar a criança é bom, mas sobrecarregá-la não é. As crianças, especialmente as autistas, precisam de muito tempo para relaxar.
Cuidado com as organizações que consultar. Alguns grupos demonizam o autismo e tentam eliminá-lo. Essa atitude não ajudará a criança.
 
retirado daqui

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