Fizemos a árvore de natal com restos de madeira da carpintaria. Pintando e colamos. Tínhamos feito figurinhas com pasta de moldar que também pintamos. Juntarmos o presépio de madeira e as luzinhas do ano passado. Pintando um cenário. Só falta o musgo que vamos apanhar no dia da hipoterapia.
Feliz Natal!
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
O nosso cantinho de natal
Venda de natal
Temos andado muito atarefados. O natal aproxima-se e os preparativos estão aí. Este ano fizemos pai natais, saquinhos alfazema e pequenos presépios. É claro que não esquecemos os postalinhos. Esses mostramos para a próxima.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Os cavalos
Hoje fomos ver um lugar onde há cavalos. Aqui vamos fazer hipoterapia. As terapeutas foram connosco e todos ouvimos com muita atenção o que nos disseram.
Também lá havia outros animais, mas gostamos mais dos cavalos. Enquanto esperamos também fizemos desenhos e outras atividades que levamos da escola.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Para além do óbvio - histórias sociais
Na tarde do dia 26 de Outubro de 2016, realizou-se no Casino da Figueira um encontro para a apresentação do livro "Para além do óbvio - Propostas de intervenção para a melhoria das competências pragmáticas de jovens e adultos com deficiência intelectual". O encontro foi dinamizado pelas terapeutas da fala Catarina Santos e Susana Gomes, da APPACDM de Coimbra, a convite do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
Este livro apresenta propostas, sob a forma de histórias sociais, que têm por objetivo a melhoria do desempenho das pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade em atuar de forma ajustada e diferenciada de acordo com o contexto comunicativo em que se encontram, seja pela existência de um diagnóstico de deficiência intelectual ou por outro tipo de problemática, como é o caso das perturbações do espectro do autismo.
Neste encontro, houve espaço para a apresentação de exemplos práticos de aplicação das histórias sociais que constituem o livro e para a partilha de experiências e pareceres dos participantes ao nível da intervenção no domínio da pragmática. Houve também a oportunidade para apresentar o trabalho da ilustradora do livro, Carla Martins, que é uma das pessoas apoiadas no Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM de Coimbra.