sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O nosso cantinho de natal

Fizemos a árvore de natal com restos de madeira da carpintaria. Pintando e colamos. Tínhamos feito figurinhas com pasta de moldar que também pintamos. Juntarmos o presépio de madeira e as luzinhas do ano passado. Pintando um cenário. Só falta o musgo que vamos apanhar no dia da hipoterapia.
Feliz Natal!

Venda de natal

Temos andado muito atarefados. O natal aproxima-se e os preparativos estão aí. Este ano fizemos pai natais, saquinhos alfazema e pequenos presépios. É claro que não esquecemos os postalinhos. Esses mostramos para a próxima.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Os cavalos

Hoje fomos ver um lugar onde há cavalos. Aqui vamos fazer hipoterapia. As terapeutas foram connosco e todos ouvimos com muita atenção o que nos disseram.
Também lá havia outros animais, mas gostamos mais dos cavalos. Enquanto esperamos também fizemos desenhos e outras atividades que levamos da escola.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Para além do óbvio - histórias sociais

Na tarde do dia 26 de Outubro de 2016, realizou-se no Casino da Figueira um encontro para a apresentação do livro "Para além do óbvio - Propostas de intervenção para a melhoria das competências pragmáticas de jovens e adultos com deficiência intelectual". O encontro foi dinamizado pelas terapeutas da fala Catarina Santos e Susana Gomes, da APPACDM de Coimbra, a convite do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
Este livro apresenta propostas, sob a forma de histórias sociais, que têm por objetivo a melhoria do desempenho das pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade em atuar de forma ajustada e diferenciada de acordo com o contexto comunicativo em que se encontram, seja pela existência de um diagnóstico de deficiência intelectual ou por outro tipo de problemática, como é o caso das perturbações do espectro do autismo.
Neste encontro, houve espaço para a apresentação de exemplos práticos de aplicação das histórias sociais que constituem o livro e para a partilha de experiências e pareceres dos participantes ao nível da intervenção no domínio da pragmática. Houve também a oportunidade para apresentar o trabalho da ilustradora do livro, Carla Martins, que é uma das pessoas apoiadas no Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM de Coimbra.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Música no ar

Duas vezes por semana temos música. Ouvimos, cantamos, tocamos.
A música traz alegria e bem estar. É nós gostamos de nós sentir bem.

Dia de pintar

Reavivamos o nosso projeto do ano passado. As árvores da nossa escola vão perder as folhas. Nós vamos dar-lhes cor com tabuinhas a cair dos ramos.
Estamos agora a começar a pintar. Depois mostramos como ficaram.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Os aniversários

Continuamos o nosso projeto dos aniversários. Para marcar o dia de quem faz anos fazemos com carinho pequenas prendinhas.

Semear cheiros, colher aromas

Na horta cresce de tudo. E o calor do verão fez rebentar todas as plantas. O alecrim está viçoso e cobre o canteiro. Era preciso aliviá-lo. Cortadas algumas ramadas, preparou- se a secagem em bocadinhos cortados à tesoura. O tempo vai secar as pequenas folhas. Depois faremos saquinhos de cheiro.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bom regresso às aulas

Resultado de imagem para regresso à escola
“Estamos no ínício do ano letivo e muitas de nossas crianças estão ansiosas para começar uma nova jornada. Pensando nisso, buscamos um instrumento para que os profissionais de educação possam conhecer um pouco do mundo aspie. O guia a seguir foi elaborado para que as famílias possam oferecer aos professores dos seus filhos uma breve descrição da síndrome de Asperger e dos comportamentos esperados no ambiente acadêmico.
Este guia foi elaborado pelos pais que participaram do fórum sobre síndrome de Asperger do OASIS (Online Asperger Syndrome Information and Support), os textos do fórum foram compilados e editador por Elly Tucker. Esta versão, traduzida para o português, sofreu alterações e adaptações pertinentes ao contexto brasileiro.
Para os pais
Os pais das crianças, que juntos construíram este guia, esperam que ele auxilie os professores a entender melhor algumas das características das crianças com síndrome de Asperger e em especial as de seu filho. A seguir é disponibilizada uma carta de apresentação e o guia para professores. Entregue uma carta com o respectivo guia para cada um dos professores que seu filho irá trabalhar neste ano. Uma vez que cada criança apresenta comportamentos peculiares sinta-se livre para usar os itens, que são mais apropriados para descrever o seu filho e/ou para fazer as alterações julgadas necessárias.
Para os professores
Caro professor (a) (coloque aqui o nome do professor, faça uma carta para cada profissional)
Olá, nós somos os pais do (coloque o nome de seu filho aqui). Nosso filho foi diagnosticado com síndrome de Asperger (SA), que é um transtorno neurobiológico do espectro autista. Crianças com SA podem apresentar dificuldades em utilizar e compreender comportamentos não-verbais e a desenvolver relacionamentos apropriados com seus colegas, em parte, porque nas suas interações, muitas vezes há a falta de um intercâmbio espontâneo.
Apesar de, na maioria das vezes, ele apresentar interesses intensos e competências em determinados assuntos, ele também pode apresentar muita dificuldade com a organização. Crianças com SA podem apresentar falta de empatia, ter dificuldades com problemas sensoriais e muitas vezes elas se apóiam fortemente em rotinas.
Você vai perceber que o nosso filho tem muitos pontos fortes. No entanto, listamos abaixo algumas questões que podem surgir à medida que você trabalhar com ele. Alguns dos comportamentos que você vai observar ao longo do ano não estão sob seu controle, eles não são intencionais, não é resultado de dolo ou de mau comportamento. Às vezes o nosso filho simplesmente não sabe como responder apropriadamente em determinadas situações. Sem dúvida, você irá também desenvolver suas próprias estratégias que serão úteis nessas situações.
Por favor, fique a vontade para nos chamar a qualquer momento para falar sobre o nosso filho ou se tiver dúvidas sobre a Síndrome de Asperger. Nós podemos ser contatados por meio de: (disponibilize aqui todas as formas de contato com sua família, telefone, celular, email etc).
Você também pode obter informações sobre a síndrome de Asperger no site www.mundoasperger.com.br.
Sinceramente, agradecemos a sua caminhada conosco e por fazer parte da história do nosso filho!"


quarta-feira, 8 de junho de 2016

Semana de tratamentos inovadores para autismo

O Ninho Azul está a organizar a 1ª Semana de Tratamentos Inovadores para o Autismo de 4 a 10 de Julho! Um evento online e gratuito que contará com a participação de profissionais de renome, que abordarão 28 métodos, protocolos e técnicas que têm sido utilizados no tratamento do autismo! E para deixar a semana ainda mais completa, após cada palestra haverá o testemunho de pais que partilharão as suas opiniões sobre cada abordagem! Inscreva-se agora mesmo aqui: bit.ly/semanaautismo.

 

Alunos com CEI: e depois da escola?

Inserida nas atividades planeadas no âmbito do CRI da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, vai realizar-se a conferência/debate referenciado em epígrafe, sobre a qual enviamos em anexo informação mais detalhada.
A Conferência/Debate irá realizar-se no dia 25 de junho de 2016, entre as 09:30 e as 13:00, na Escola Secundária de Quinta das Flores/Conservatório de Música de Coimbra e reúne as condições para ser reconhecida como Ação de Curta Duração, de 3 horas, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.



quarta-feira, 1 de junho de 2016

A última viagem do ano

 

Fomos à estufa de Tavarede. Tinhamos plantas para catalogar no nosso jardim e precisávamos de o fazer. Levámos fotografias das plantas por identificar


e pedimos ajuda às senhoras que amávelmente nos disseram, uma a uma, o nome das plantas.


 O Luís perguntou e o Gonçalo escreveu

 Depois ainda fizemos um jogo: Descobrir onde estavam duas das plantas que levamos para saber o nome. Foi um bocadinho difícil de encontrar mas conseguimos.

Logo que acabamos o jogo fomos lanchar na horta pedagógica que fica mesmo em frente. Depois do lanche aproveitámos para tirar umas fotografias e explorar o espaço.


Olhem que bem ficámos.


Que belíssima moldura arranjámos aqui!


O João Pedro quis ir ver as galinhas e os patos


Pelo caminho aproveitámos para entrar na gaiola vazia.


 E brincar, fazendo de conta que chovia.


Depois fomos embora. A mãe do João Pedro estava à nossa espera para nos dar almoço em casa dela.


 Já estavamos todos com muita fome. Comemos ao ar livre. A comida estava muito saborosa.


No fim relaxámos na cama de baloiço


Conversou-se, ouviu-se música e viu-se televisão.


Ah, também houve quem se deitasse comodamente em alegre cavaqueira.


O tempo estava agradável e o local convidava ao relaxamento.


 Foi uma manhã que acabou de uma forma muito agradável. Um dia a lembrar que o ano vai terminar e que chega o tempo das despedidas.


Sabemos no entanto que dentro de cada um de nós vão ficar todas estas e tantas outras agradáveis recordações que permanecerão para sempre. Voltaremos aqui e as memórias não se apagarão. Obrigada por me terem feito feliz. A cada dia.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Na cozinha


Hoje fizemos esta receitinha de panquecas. Assistimos ao vídeo. Fizemos a nossa lista de compras e adquirimos os ingredientes.
Depois fizemos como vimos fazer. Todos ajudámos. 


No fim pusémos a mesa e comemos as nossas panquecas. estavam muito boas.


O mais dificil foi mesmo lavar a louça. Mas, com o estomago cheio tudo é mais fácil.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

O 25 de Abril


Depois do fim de semana grande por causa do feriado do 25 de Abril, fomos ao CAE ver um espetaculo que nos contou toda a história da revolução


Foi um espetaculo muito interessante cheio de música e cor. A primeira canção que ouvimos foi esta:

Decorar a escola


Depois das árvores enfeitadas, a mãe do JP decidiu ajudar-nos a decorar as colunas frente ao ginásio da nossa escola. Mandou recortar letras que fazem o nome do nosso agrupamento e pintou-as.


Pedimos ajuda ao senhor Uriel para as colocar uma a uma.


 Esta foi a primeira letra: F de Figueira mar


Toda a gente ajudou. O escadote era alto e estava em sítios que causavam desiquilibrio


Este U também dá para escrever a apalavra Urso. Não está aqui um ursinho bonito?

Depois mostramos o resultado final.

Barrar tostas


 Hoje foi dia de barrar tostas


 O Luís experimentou com muito cuidado


E o Gonçalo também. 


No fim levamos este tabuleiro cheio ao bar para todos provarem as nossas tostas.