Fizemos a árvore de natal com restos de madeira da carpintaria. Pintando e colamos. Tínhamos feito figurinhas com pasta de moldar que também pintamos. Juntarmos o presépio de madeira e as luzinhas do ano passado. Pintando um cenário. Só falta o musgo que vamos apanhar no dia da hipoterapia.
Feliz Natal!
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
O nosso cantinho de natal
Venda de natal
Temos andado muito atarefados. O natal aproxima-se e os preparativos estão aí. Este ano fizemos pai natais, saquinhos alfazema e pequenos presépios. É claro que não esquecemos os postalinhos. Esses mostramos para a próxima.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Os cavalos
Hoje fomos ver um lugar onde há cavalos. Aqui vamos fazer hipoterapia. As terapeutas foram connosco e todos ouvimos com muita atenção o que nos disseram.
Também lá havia outros animais, mas gostamos mais dos cavalos. Enquanto esperamos também fizemos desenhos e outras atividades que levamos da escola.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Para além do óbvio - histórias sociais
Na tarde do dia 26 de Outubro de 2016, realizou-se no Casino da Figueira um encontro para a apresentação do livro "Para além do óbvio - Propostas de intervenção para a melhoria das competências pragmáticas de jovens e adultos com deficiência intelectual". O encontro foi dinamizado pelas terapeutas da fala Catarina Santos e Susana Gomes, da APPACDM de Coimbra, a convite do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
Este livro apresenta propostas, sob a forma de histórias sociais, que têm por objetivo a melhoria do desempenho das pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade em atuar de forma ajustada e diferenciada de acordo com o contexto comunicativo em que se encontram, seja pela existência de um diagnóstico de deficiência intelectual ou por outro tipo de problemática, como é o caso das perturbações do espectro do autismo.
Neste encontro, houve espaço para a apresentação de exemplos práticos de aplicação das histórias sociais que constituem o livro e para a partilha de experiências e pareceres dos participantes ao nível da intervenção no domínio da pragmática. Houve também a oportunidade para apresentar o trabalho da ilustradora do livro, Carla Martins, que é uma das pessoas apoiadas no Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM de Coimbra.
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Música no ar
Duas vezes por semana temos música. Ouvimos, cantamos, tocamos.
A música traz alegria e bem estar. É nós gostamos de nós sentir bem.
Dia de pintar
Reavivamos o nosso projeto do ano passado. As árvores da nossa escola vão perder as folhas. Nós vamos dar-lhes cor com tabuinhas a cair dos ramos.
Estamos agora a começar a pintar. Depois mostramos como ficaram.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Os aniversários
Continuamos o nosso projeto dos aniversários. Para marcar o dia de quem faz anos fazemos com carinho pequenas prendinhas.
Semear cheiros, colher aromas
Na horta cresce de tudo. E o calor do verão fez rebentar todas as plantas. O alecrim está viçoso e cobre o canteiro. Era preciso aliviá-lo. Cortadas algumas ramadas, preparou- se a secagem em bocadinhos cortados à tesoura. O tempo vai secar as pequenas folhas. Depois faremos saquinhos de cheiro.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
Bom regresso às aulas
quarta-feira, 8 de junho de 2016
Semana de tratamentos inovadores para autismo
Alunos com CEI: e depois da escola?
quarta-feira, 1 de junho de 2016
A última viagem do ano
Fomos à estufa de Tavarede. Tinhamos plantas para catalogar no nosso jardim e precisávamos de o fazer. Levámos fotografias das plantas por identificar
e pedimos ajuda às senhoras que amávelmente nos disseram, uma a uma, o nome das plantas.
O Luís perguntou e o Gonçalo escreveu
Depois ainda fizemos um jogo: Descobrir onde estavam duas das plantas que levamos para saber o nome. Foi um bocadinho difícil de encontrar mas conseguimos.
Logo que acabamos o jogo fomos lanchar na horta pedagógica que fica mesmo em frente. Depois do lanche aproveitámos para tirar umas fotografias e explorar o espaço.
Olhem que bem ficámos.
Que belíssima moldura arranjámos aqui!
O João Pedro quis ir ver as galinhas e os patos
Pelo caminho aproveitámos para entrar na gaiola vazia.
E brincar, fazendo de conta que chovia.
Depois fomos embora. A mãe do João Pedro estava à nossa espera para nos dar almoço em casa dela.
Já estavamos todos com muita fome. Comemos ao ar livre. A comida estava muito saborosa.
No fim relaxámos na cama de baloiço
Conversou-se, ouviu-se música e viu-se televisão.
Ah, também houve quem se deitasse comodamente em alegre cavaqueira.
O tempo estava agradável e o local convidava ao relaxamento.
Foi uma manhã que acabou de uma forma muito agradável. Um dia a lembrar que o ano vai terminar e que chega o tempo das despedidas.
Sabemos no entanto que dentro de cada um de nós vão ficar todas estas e tantas outras agradáveis recordações que permanecerão para sempre. Voltaremos aqui e as memórias não se apagarão. Obrigada por me terem feito feliz. A cada dia.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Na cozinha
Hoje fizemos esta receitinha de panquecas. Assistimos ao vídeo. Fizemos a nossa lista de compras e adquirimos os ingredientes.
No fim pusémos a mesa e comemos as nossas panquecas. estavam muito boas.
O mais dificil foi mesmo lavar a louça. Mas, com o estomago cheio tudo é mais fácil.
quarta-feira, 27 de abril de 2016
O 25 de Abril
Depois do fim de semana grande por causa do feriado do 25 de Abril, fomos ao CAE ver um espetaculo que nos contou toda a história da revolução
Decorar a escola
Depois das árvores enfeitadas, a mãe do JP decidiu ajudar-nos a decorar as colunas frente ao ginásio da nossa escola. Mandou recortar letras que fazem o nome do nosso agrupamento e pintou-as.
Pedimos ajuda ao senhor Uriel para as colocar uma a uma.
Esta foi a primeira letra: F de Figueira mar
Toda a gente ajudou. O escadote era alto e estava em sítios que causavam desiquilibrio
Este U também dá para escrever a apalavra Urso. Não está aqui um ursinho bonito?
Depois mostramos o resultado final.